segunda-feira, 14 de maio de 2012

Comidinhas: Coalhada em 2 receitas de família.

Coalhada Seca





Receita de Coalhada Seca da Vovó Síria…

Você precisará de:

 » 1 litro de leite de saquinho(Aqueles que se acha em supermercado ou padarias, não usar o de caixinha pois esse tem tanta química que nem faz a  reação de fermentação necessária para essa receita);
    » 1 colher de sopa de Iogurte natural de copinho (de preferência um de consistência firme).
Como faz:
  • Ferver o leite em fogo baixo;
  • Deixar esfriar até o ponto em que se aguente colocar o dedo mindinho sem incômodo devido a calor demasiado;
  • Adicionar uma colher de iogurte sem mexer (para não juntar soro).
  • Tampar o recipiente e enrolar em uma toalha de mesa; deixar coberto até o dia seguinte;
  • Passar o iogurte pronto em saco de pano (tipo saco alvejado costurado, pode ser uma fronha branca limpa), amarrar a boca com corda de nylon (tipo varal), e colocar dentro de um saco de plástico (para proteger dos insetos);
  • Deixar pendurado na torneira do tanque até o outro dia;
  • Retirar a coalhada do saco e colocar em recipiente de vidro;
  • Temperar com sal e azeite. Guardar com uma camada de azeite a mais por cima, sem misturar (ajuda a conservar);
  • Você pode fazer mais, é só multiplicar a receita!

                               


Receita de Coalhada da Mamãe-Saúde…

Você vai precisar de:
   
    1 litro de leite de fazenda, morninho, tirado da vaquinha, sem ferver.
Como faz:
Deixar o leite num recipiente de vidro fechado, enrolado em toalha de mesa dentro do forno (sem ligar). Depois de 1 ou 2 dias verificar e se estiver como iogurte, e então passar no pano como na receita da vovó, temperando do mesmo jeito.
Obs.: Pode deixar ambas as receitas mais tempo no pano. Assim, a coalhada vai curar mais, ou seja, ficar mais sequinha. Mas se deixar demais vai ficar praticamente uma ricota! :O
Quanto a não ferver o leite, não temam! 

“Leite Vivo''

O leite logo que é tirado da vaca, se não for fervido, muito menos pasteurizado ou homogeneizado, mantém todas as suas características físicas e químicas originais conforme planejadas pela natureza. O calor altera drasticamente as características dos alimentos, eliminando componentes e nutrientes importantes, e no caso do leite as alterações o tornam indigerível para muitos. 
Mas cru, como veio ao mundo, pode ser digerido, já que vem acompanhado de lactobacilos vivos (como os do Yakult) que produzem a Lactase, enzima responsável pela digestão da Lactose. Por ser adequadamente digerido, fornece proteínas necessárias ao nosso corpo, da forma que este pode usá-las, além de gorduras de alto valor. 
As gorduras do leite, apesar de saturadas, só tornam-se perniciosas à saúde se forem aquecidas ou homogeneizadas em processos industrializados, quando então “grudam” nas artérias. Mas cruas, elas desempenham papel de primordial importância na manutenção dos hormônios, nas juntas e tendões, e principalmente no cérebro (que é composto quase que integralmente de gorduras).

Como referência, vocês podem ler o livro “The Untold Story of Milk” de Rom Schmid, ND
New Trends Publishing “
Recomendo as duas receitas e confio nessas informações (independente de quem as passou, por experiência própria tenho visto que alimentos crus fazem melhor). Mas claro que a escolha é de vocês, por isso mesmo as duas opções! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário