segunda-feira, 23 de abril de 2012

Corretivo: o melhor amigo de toda mulher.



Marilyn Monroe não tinha a infinidade de opções de corretivos que nós tínhamos. Senão ela não teria dito que preferia diamantes… Corretivos são, 8 horas de sono em um potinho. É a cara de saudável instantânea. Na minha humilde opinião, é o produto que demanda mais investimento e busca. Você achando o corretivo que casa com a sua pele, ele vira sua alma gêmea pra vida.
Mas… como escolher?
Corretivos são produtos que servem para encobrir e corrigir. São mais pigmentados, por isso são usados em menor quantidade e pontualmente. O ideal é ser usado depois da base (quando esta for usada),para corrigir apenas o que ela não conseguiu – normalmente as olheiras.
Existem diversas texturas e cores, e todas são boas, é mais uma questão de preferência e necessidade.
1. Em pó: apareceram com as maquiagens minerais. Se a pele for muito seca, a tendência é craquelar. Se tiver muitas linhas, ele também tem altas chances de acumular. A cobertura é alta.
2. Em bastão ou lápis: são bem práticos, pelo tipo de embalagem e são bem úteis para retoques pontuais, como espinhas e manchinhas. Também são mais secos, e precisam ser bem esfumados para não acumular.
3. Em creme: são mais consistentes, então dão um resultado mais rápido. Não são muito indicados para peles oleosas, por ter uma facilidade maior de escorrer.
4. Líquidos: a cobertura é mais leve, mas ele se funde a pele com mais facilidade O maior problema é ele vazar na bolsa.

Escolhendo

Por mais que a gente tenha o costume de experimentar os produtos no dorso da mão, o corretivo tem que ser testado no rosto. A cor da olheira é muito diferente de qualquer cor da nossa pele, então não tem muito jeito. Experimente na olheira e veja como ele se comporta em luz fria, quente e, se você conseguir, luz natural. Também vale bater foto om flash, para ver como ele aparece. Ninguém quer virar um panda.
Ainda há quem diga que se deve ter dois corretivos, um para as olheiras e outro pro resto do rosto – mas eu tenho 1 só e tá tudo bem.
A cor deve ser a mais próxima da sua pele, e a idéia é que ele não apareça. Porém, dá para usar um tom mais claro que a pele, se quiser iluminar o olhar. Eu, como aprendiz na maquiagem, nunca tentei, porque tenho medo de errar e sair uma palhacinha hahaha

Aplicação

Vai depeder essencialmente da sua habilidade e tempo. Eu uso pincél em maquiagens mais elaboradas, para evetos, por ter a impressão que ele dura mais. No dia-a-dia, eu aplco com o dedo anelar, dando batinhas leves (aplcar esfregando retira o produto da pele), e sempre esfumando as bordas (onde o corretivo termina), para dar um ar mais natural. Depois, passo o pó compacto para “selar” o corretivo.

Cores

Além da gama de cores da pele (ainda bem defasada no Brasil, onde é bem comum ainda achar apenas a triade claro-médio-escuro), ainda há as opções coloridas, que têm por função “anular” outra cor.
Verde: anulam os avermelhados.
Amarelo: encobrem os arroxeados.
Rosa e lilás: funcionam para os azulados.
O uso deles é antes do corretivo da cor da pele, e tem de ser bem espalhado para não aparecer. Eu nunca experimentei os corretivos coloridos, e acho que o uso deles depende mesmo do gosto / necessidade de cada um.

Dicas

Passar um hidatante antes da aplicacão do corretivo (exceto líquidos). Quanto mais hidratada a pele, menos imperfeições o corretivo marca.
Após aplicar o corretivo, prensar levemente um papel higiênico / lenço de papel para tirar o excesso e dar uma “secada”. E então passar o pó levemente, pois muito pó deixa a textura do corretivo rebocada.
Evite passar pó translúcido, pois ele pode acumular e no caso de você tirar fotos com flash, parecer que passou talco no rosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário